quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sistema Integrado de Rastreamento



     Até alguns anos atrás, quando o motorista cruzava os portões da transportadora a saída com os caminhões, ele se tornava a pessoa mais importante da empresa, tanto o veículo quanto a carga ficavam em suas mãos. Todavia a necessidade de uma gestão logística mais eficiente aliada o crescente número de roubo de cargas no Brasil obrigou o mercado de transportadores a aprimorar suas ferramentas de gestão. Nesse contexto, transportadores e operadores logístico tem que envestir em uma forma segura da carga chegar ao seu destino em tempo hábil e de forma completa, surge daí a emergencia os sistemas integrados de rastreamento.

É a tecnologia para controlar a movimentação dos veículos no tranporte de cargas, de modo  aumentar a segurança e a eficiência na utilização da frota. Em geral, cada veículo é equipado com um módulo eletronico que inclui um receptor de GPS e um dispositivo de comunicação, que permite a troca de mensagens entre os veículos e uma Central de Controle. Entre as tecnologias utilizadas nos mercados.

Bloqueadores são os dispositivos de segurança que permitem o bloqueio do veículo á distância util.izando um pager embarcado no veículo. A estrutura de antenas que geram os sinais é, na maioria das vezes, de reposabilidade das operadoras de pager.

O rastreadores de veículo incorpora inúmeras possibilidades de uso, e há opções de diferentes sistemas com os quais o usuário pode contar. Há desde exemplos voltados principalmente para o controle de itinerários de caminhões até sistemas recomendados ára quem quer monitorar os passeios do carro novo. 

GPS + celular: localiza via GPS conforme descrito e transmite as infomações de coodenadas por um telefone embarcado no veículo .

GPS + Rádio: Localiza via GPS conforme descrito e transmite as informações de coodenadas por um rádio transmissos embarcados no veículo.

No GPS + Satélite: nesta opção, a transmissão de sinais pode ocorrer, por exemplo, a cada minuto, por causa do baixo custo da comunicação via satélite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário